Após participar reuniões do Conselho Municipal de Saúde e do Conselho da Pessoa com Deficiência, a vereadora Roberta Stopa apresentou o Requerimento nº1714/2023 solicitando informações sobre a não renovação do convênio com a AADF (Associação de Assistência ao Deficiente Físico).
“Tudo começou com um ofício datado de 7 de novembro assinado pelo Secretário Municipal de Saúde informando que não haveria a renovação do convênio com a AADF para o serviço de reabilitação das pessoas com deficiência. Então, fui na reunião no Conselho Municipal de Saúde e na reunião do Conselho da Pessoa com Deficiência e ambas contaram com a presença do Secretário de Saúde. Contudo, observamos que algumas coisas não estão bem explicadas e precisamos de respostas”, relatou a vereadora durante a 41ª Sessão Ordinária, realizada na última segunda-feira (27).
Roberta ressaltou que seu trabalho é na defesa do direito das pessoas com deficiência e que quer saber como ficará o atendimento. “A Prefeitura disse que vai assumir o serviço, mas não fala como, nem onde. Será terceirizado? Haverá concurso público?”.
Outra questão levantada pela vereadora é em relação ao recurso no valor de R$700 mil, amplamente divulgado pela Prefeitura e que seria utilizado para reforma e modernização do prédio da AADF. “Precisamos entender o que houve com essa emenda. Perguntei ao Secretário de Saúde e ele disse que era recurso de custeio e que foi usado na saúde. Por que o Prefeito e o Secretário Caio Lima, que na época era Secretário de Inclusão, divulgaram amplamente quer seria utilizado para a AADF?. Onde realmente esse recurso foi investido?”.
Roberta disse que no Requerimento está indagando qual o real motivo da não renovação com a AADF. “Perguntei também ao Secretário de Saúde e ele não soube responder: não vão renovar somente o serviço de reabilitação? É rompimento total ou parcial? Onde será realizado o atendimento de reabilitação? Em um site saiu matéria da Prefeitura dizendo que o escândalo da diretoria da AADF motivou a não renovação, mas o Secretário nas reuniões dos Conselhos disse que não tinha a ver com essa questão. Queremos saber os motivos reais da não renovação do contrato”.