Questionamentos marcam a inauguração do Centro de Reabilitação e do Programa Melhor em Casa

Compartilhe nosso conteúdo:

Na manhã de segunda-feira (26), o Prefeito Lucas Pocay inaugurou o novo Centro de Reabilitação de Ourinhos e o Programa Melhor em Casa, antigo SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar).

Ambos os serviços estão localizados na Avenida Antônio de Almeida Leite.

O local já está em funcionamento e conta com uma equipe completa de profissionais, incluindo fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, médicos e enfermeiros.

O Centro está preparado para atender desde crianças até idosos com necessidades de acompanhamento em decorrência de condições físicas ou motoras.

O Centro de Reabilitação atenderá casos como:

Paralisia Cerebral sem comprometimento intelectual
Sequela Motora
Doenças Neuromusculares
Mielomeningocele
Lesões Medulares
Sequelas de Poliomelite
Amputações
Doenças Raras Motoras
Entre outras condições

A contratação da ABEDESC como mantenedora do Centro de Reabilitação gerou polêmica antes mesmo da inauguração, devido ao custo elevado.

A ABEDESC foi contratada sem licitação por um valor de aproximadamente R$ 9,5 milhões para um período de 180 dias.

O valor da contratação da ABEDESC é quase quatro vezes superior ao antigo convênio com a AADF, que prestava o serviço até o final de 2023.

Outro ponto controverso é que a grande maioria dos profissionais que atuam no Centro de Reabilitação são ex-funcionários da AADF.

Muitos questionam a necessidade de mudar o local de prestação dos serviços, com custos de aluguel consideráveis, em vez de aprimorar a estrutura e os valores do antigo convênio.