A Receita Federal disponibiliza, a partir desta quarta-feira (23), a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente ao mês de abril de 2025. O pagamento, no valor total de R$ 339,6 milhões, será realizado no dia 30 deste mês e contemplará 279.500 contribuintes.
Quem tem prioridade no pagamento?
Do valor total, cerca de R$ 180,2 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade legal. A distribuição será da seguinte forma:
- 4.284 idosos com mais de 80 anos;
- 25.283 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 3.820 pessoas com deficiência física ou mental, ou com doença grave;
- 9.502 professores, cuja principal fonte de renda é o magistério.
Além desses, 204.798 contribuintes que não têm prioridade legal, mas utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber via PIX, também receberão os valores. Outros 31.813 contribuintes sem qualquer prioridade também foram contemplados.
Como saber se a restituição foi liberada?
Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal: www.gov.br/receitafederal. No menu “Meu Imposto de Renda”, basta clicar em “Consultar a Restituição”.
A plataforma oferece orientações e canais de atendimento. É possível fazer uma consulta simplificada ou acessar o extrato completo no e-CAC. Caso haja pendências na declaração, o contribuinte poderá fazer uma retificação para corrigir eventuais erros.
Aplicativo e outras formas de consulta
A Receita também disponibiliza um aplicativo para smartphones e tablets, no qual é possível acompanhar a liberação das restituições e consultar a situação cadastral do CPF.
Reagendamento do crédito
Se o crédito bancário não for efetivado por erro nos dados bancários, o contribuinte pode reagendar o pagamento pelo site do Banco do Brasil: www.bb.com.br/irpf, em até um ano após a tentativa inicial de depósito.
Também é possível solicitar o reagendamento pelos telefones:
- 4004-0001 (capitais);
- 0800-729-0001 (demais localidades);
- 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).
Se o valor não for resgatado dentro de um ano, o contribuinte deve fazer o pedido no e-CAC, na opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.