Confiança na construção civil recua no início de 2025, aponta CNI

Compartilhe nosso conteúdo:

O setor da construção civil iniciou 2025 com sinais de alerta. Segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Índice de Confiança do Empresário da Construção (ICEI-Construção) caiu para 47,2 pontos em abril, ficando abaixo da marca de 50, que separa otimismo de pessimismo.

Entre os principais desafios enfrentados pelo setor, destacam-se os juros elevados, a alta carga tributária e as dificuldades relacionadas à mão de obra qualificada — tanto pelo custo quanto pela escassez. A pesquisa também apontou aumento na insatisfação dos empresários com a rentabilidade e com a saúde financeira das empresas.

Em relação à atividade do setor, o índice de evolução apresentou leve alta em março, alcançando também 47,2 pontos, número inferior ao registrado no mesmo mês de 2024, que foi de 48,4. O nível de emprego permaneceu praticamente estável, com 48,1 pontos.

Outro dado que chama atenção é a queda na percepção de acesso ao crédito, que recuou para 37,4 pontos no primeiro trimestre de 2025 — uma leve redução de 0,3 ponto em comparação ao período anterior. Já a avaliação da situação financeira caiu de 49 para 46,4 pontos na comparação entre o quarto trimestre de 2024 e o primeiro de 2025.

A pesquisa ouviu 316 empresas de diferentes portes entre os dias 1º e 10 de abril, em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).