Em uma operação conjunta realizada em Ourinhos e Chavantes, policiais militares e civis prenderam dois traficantes na tarde desta quarta-feira, 4.
A primeira prisão ocorreu por volta das 14h na Rua Lourenço Jorge, em Ourinhos. A Polícia Militar, por meio da Equipe K9 do 13º BAEP, em conjunto com a equipe da DISE – Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes, cumpriu um mandado de busca e apreensão em uma residência. Durante a ação, o cão farejador Draco indicou um sofá existente em um quarto, sendo ali localizadas e apreendidas 0,004 kg de maconha. O morador do local, W. G. P., de 57 anos, foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.
A segunda ação ocorreu às 16h na Avenida João Martins, no bairro Chavantes Novo, em Chavantes. A Polícia Militar, em conjunto com a equipe K9 do 13º BAEP e a equipe da DISE, também cumpriu um mandado de busca e apreensão, resultando na prisão de Valdeci S. B., de 40 anos, por tráfico de drogas.
Durante a operação, o investigado foi abordado no interior da residência portando vinte e oito porções de crack embaladas para venda e uma porção maior da mesma droga ainda em seu estado bruto (0,011 kg). Na sequência, foi realizado o emprego do cão farejador Draco que indicou um cesto de roupas existente em um quarto, sendo ali localizadas e apreendidas dezenove porções de maconha (0,016 kg).
Os dois traficantes foram apresentados na DISE da cidade e Ourinhos, onde permaneceram à disposição da Justiça.
Cães farejadores auxiliam no combate ao tráfico de drogas
Os cães farejadores são uma importante ferramenta no combate ao tráfico de drogas. Eles são treinados para identificar o odor de diversos tipos de drogas, mesmo que estejam escondidas ou adulteradas.
Neste caso, o cão Draco foi fundamental para a localização das drogas apreendidas. Ele indicou os locais onde as drogas estavam escondidas, o que possibilitou a prisão dos traficantes.
O emprego de cães farejadores é uma estratégia eficaz para o combate ao tráfico de drogas. Eles são capazes de localizar drogas em locais que seriam difíceis ou impossíveis de serem encontrados por humanos.
fonte: Setor de Comunicação K9 13º BAEP