Durante processo de rompimento com a UMMES e contratação emergencial de empresa particular para gerir o serviço, aconteceram muitas polêmicas e até disputas judiciais.
A base do SAMU regional Ourinhos/Salto Grande passou a ser administrada pela empresa SAMAIS Gestão em Saúde Ltda a partir de 1º de janeiro de 2024. A gestão é feita através de uma parceria entre as prefeituras dos dois municípios.
A nova gestão trouxe diversas inovações, incluindo a introdução de motolâncias e novas viaturas. Toda a base do SAMU foi renovada com novos equipamentos e ar-condicionado.
Ao todo, serão disponibilizadas quatro ambulâncias, três viaturas de reserva e duas motolâncias. As motolâncias são sinônimos de agilidade e funcionam como um pronto-socorro em situações de emergência. Elas possuem a facilidade de andar por um corredor, entre veículos, encurtando e diminuindo o tempo de espera em uma ocorrência.
A forma com que a Prefeitura Municipal de Ourinhos realizou uma contratação emergencial e tentou assumir a posse da Base Regional no sábado 30/09/2023, após alegar que a União dos Municípios da Média Sorocabana (UMMES) não cumpria com as demandas da população, causou grande mal estar e disputas judiciais.
Alguns motivos de críticas são: A pressa eu retirar a Base local da gestão da UMMES e também o fato do novo contrato emergencial ter um acrescimo de cerca de R$210.000 mensais no valor do antigo convênio.
Ourinhos também tem buscado integrar a Gestão Regional do SAMU de Assis para não correr o risco de perder diversos repasses federais, referentes a operacionalização local, referenciamento de vagas, verbas da UPA e até mesmo de atendimentos de urgência e emergência na Santa Casa local.
