Nesta quinta-feira, 28 de setembro de 2023, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Ourinhos divulgou uma nota à imprensa sobre a aquisição de 120 tablets para serem utilizados pelos alunos das aulas de robótica. Segue a nota de imprensa na íntegra:
Prefeitura de Ourinhos compra 120 tabletes para aulas de Robótica Educacional na Rede Municipal de Ensino
A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria da Educação, reforça seu compromisso com a educação tecnológica ao adquirir 120 novos tabletes destinados às aulas de Robótica Educacional, que têm contribuído para enriquecer o ensino de informática nas escolas municipais.
Os tabletes serão utilizados como ferramentas de programação, permitindo que os alunos desenvolvam suas habilidades ao programar construções feitas com as famosas peças LEGO.
A Robótica Educacional destinada aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, promove o pensamento computacional, estimula a criatividade, fomenta a resolução de problemas e cultiva habilidades de liderança, tudo isso de maneira prática e envolvente.
A aquisição desses recursos tecnológicos demonstra o compromisso da Prefeitura de Ourinhos em proporcionar uma educação de qualidade, alinhada com as novas demandas educacionais.
A presente nota de imprensa gerou questionamentos por parte de diversos pais, que afirmaram não entender o motivo da aquisição, já que as aulas de projetos complementares estão suspensas desde o corte nas horas suplementares de funcionários da educação em Ourinhos.
Em matéria divulgada no dia 16 de agosto no site Contratempo de Ourinhos, foi informado que “servidores da educação terão redução em 50% das horas suplementares, os professores substitutos estão com o pagamento desses numerários atrasados, a carga horária diminuiu de 25 para 12 horas semanais, o que corresponde a R$ 923,00 mensais, menos que um salário mínimo. As determinações do decreto atingem dezenas de servidores que atuam nas NEIs (creches); EMEIs – Escolas Municipais de Educação Infantil e EMEFs – Escolas Municipais de Ensino Fundamental.”